A região
LAURO DE FREITAS
Lauro de Freitas é um município da Região Metropolitana de Salvador, no Litoral Norte do estado da Bahia, no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2013 sua população era estimada em 184 383 habitantes, espalhados em 57 quilômetros quadrados, resultando em aproximadamente 3 196 habitantes por quilômetro quadrado.
O município é um dos que mais cresce no país e foi considerado o quarto município que mais gerou empregos no ano de 2009, fato que se repete ao longo dos anos.
Está localizado ao norte da capital baiana, na região do Litoral Norte da Bahia. Faz divisa ao sul com Salvador pela praia de Ipitanga; também a oeste com Salvador; ao norte, com Camaçari, divisa pelo Rio Joanes, e Simões Filho, pelo Centro Industrial de Aratu; e a leste com o Oceano Atlântico.
Possui uma clima tropical quente úmido de temperaturas médias anuais equivalentes a 24 graus centígrados. Os períodos chuvosos são no mês de abril e de junho.
A precipitação média anual de 1 800 milímetros.Seu relevo é composto por tabuleiros, planaltos costeiros, baixos tabuleiros e colinas do Recôncavo.
O solo são do tipo latossolo vermelho amarelo distrófico, podzólico vermelho amarelo, com predominância de areias quartzozas marinhas distróficas. A vegetação compreende a cobertura vegetal da orla marítima com coqueirais em solo arenoso e dunas recobertas por plantas rasteiras, arbustos e semiarbustos.
RIO JOANES
O rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo da Bahia, e desemboca na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Os municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Joanes são: Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Salvador e Dias d’Ávila. Com a área de aproximadamente 755 Km², o rio Joanes limita-se com a bacia do rio Jacuípe, as bacias da área urbana de Salvador, e a sudeste o limite da bacia é definido pelo oceano Atlântico.
APA
O rio Joanes é uma área de preservação ambiental, pois ele é responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. A APA do rio Joanes tem como algumas características o clima quente-umido, espécies arbóreas como a sucupira e pau-pombo, aves como a aracuã, Maria verdinha e algumas espécies migratórias como a gaivota. Apresentam ainda mamíferos como a raposa e algumas espécies de serpentes.
AÇÃO ANTRÓPICA
Os primeiros sinais da ocupação humana na área da bacia do rio Joanes se deram através da ocupação de algumas tribos indígenas, como os Tapuias, Tupinaês e Tupinambás. Essas tribos exploravam a terra como uma maneira de garantir sua sobrevivência, sendo os responsáveis pelas primeiras atividades antrópicas na região. Essas ati vidades consistiam na roçagem, queimada e derrubada de árvores. Atualmente, a ação do homem na bacia do rio Joanes tem degradado os seus recursos naturais, pois essa ação vem sendo feita de maneira irresponsável, com o lançamento de esgotos no rio, a extração de caulim, areia, cascalho e pedras.Com a industrialização da área, a necessidade de vias de acesso cresceu, e no decorrer das ultimas décadas, a malha rodoviária da bacia aumentou, contando hoje com rodovias que atravessam e ligam vários municípios. Com o crescimento da população dos municípios que compõem a bacia do rio Joanes, foi preciso uma maior disponibilidade de água. A solução encontrada foi o abastecimento de água através da captação subterrânea, e a construção de cinco barragens. A bacia do rio Joanes sofreu intensas modificações no uso do solo ao longo dos anos, com a substituição da vegetação nativa por um outro tipo de vegetação, e um intenso processo de urbanização. Associado a estes fatores, o rio Joanes teve o seu curso de água barrado.
ACESSO AOS RECURSOS HÍDRICOS PELOS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAS DA COMUNIDADE
O rio Joanes é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 40% da região metropolitana de Salvador ( Lauro de Freitas). Dentro desse contexto, muitos segmentos sociais não possuem acesso aos recursos hídricos do rio. A maioria da população atendida situa-se nos municípios em que o rio atravessa, através da captação de água pelas barragens construídas no Joanes e seus afluentes.